20 Benefícios da Caminhada e Como Emagrecer

Uma pergunta muito comum que me fazem, quais os benefícios da caminhada?

Benefícios da caminhada para o corpo e a mente
Os benefícios da caminhada para o corpo e a mente são enormes. São vários os benefícios para apenas 30 minutos de caminhada por dia: para o cérebro, pernas, emagrecer, coração, imunidade, se manter jovem entre outros.

Muitas pessoas sabem, vou dizer 99% sabe que a caminhada faz bem.

As mulheres são as mais adeptas à caminhada e estão certas, pois os benefícios da caminhada para o corpo feminino são os mais variados.

Porém, vou deixar claro, não são benefícios somente para as mulheres, homens continuem aqui que vocês também vão descobrir os benefícios da caminhada todos os dias.

Bônus: criei um infográfico com os benefícios de caminhar à pé para você compartilhar com os familiares e amigos, para incentivá-los a fazer caminhada!

Índice do Conteúdo

O que a caminhada faz no corpo?

Caminhar traz benefícios para o corpo e dos mais variados, sendo que apenas 30 minutos de caminhada por dia beneficia e muito a sua saúde.

Antes de detalhar os 20 benefícios da caminhada, vou relatar algumas vantagens de andar a pé, como: benefícios para o cérebro, pernas, coração, diminuir a diabete e outros pontos positivos praticamente o corpo inteiro.

A maioria dos benefícios está presente tanto na caminhada ao ar livre quanto na esteira.

A caminhada é um exercício de baixo impacto, que não necessita de equipamentos e é recomendado pela maioria dos médicos para os pacientes.

Benefícios da caminhada para o corpo

Agora você acompanhará comigo todos os benefícios de andar à pé.

Se você é caminhante iniciante, se espantará com as vantagens da caminhada.

Se você é mulher, não deixe de ler também o meu artigo específico para você: benefícios da caminhada para o corpo feminino.

Afinal, homens e mulheres tem corpos diferentes.

Agora apresentarei quais os benefícios da caminhada em detalhes.

E você também vai descobrir que é possível emagrecer com caminhada.

1. Prevenir doenças cardiovasculares

Entre os principais principais problemas de saúde da população estão os problemas cardíacos.

Benefícios da caminhada para o coração
Os benefícios da caminhada para o coração são a ativação da circulação com um maior fluxo do sangue por todo o corpo e o fortalecimento do músculos do órgão.

É muito comum escutar, mas se você ainda não sabe, a caminhada é comprovadamente um exercício físico que ajuda muito a se ter qualidade na saúde e sendo que já foi provado que a caminhada auxilia em diminuir o número de doenças cardíacas na sociedade.

O Ministério da Saúde Americano, em 1996, publicou pesquisa onde foi constatado que caminhar todos os dias reduz risco de doenças cardíacas.

Caminhar 30 minutos, tanto para homens como para mulheres, diminuiu o risco de ataque cardíaco em 34%.

Uma média diária de passos por dia, que é uma recomendação internacional, é caminhar 10.000 passos por dia para se obter os efeitos positivos da caminhada no seu coração.

Sempre que possível, use escadas, ao invés de elevador.

Fica a dica.

2. Combater à depressão e ansiedade

Quando você termina uma atividade física, o que surge é um sentimento de felicidade instantâneo.

A liberação de substâncias que proporcionam uma paz e tranquilidade interna no seu corpo, ajuda a prevenir e combater a depressão.

Um outro grande benefícios da caminhada é te ajuda a diminuir a ansiedade e combater a depressão.

Você sabia que 5% das mulheres sofrem de depressão?

E que a maioria dos casos de depressão acontecem com as mulheres e não com os homens?

Sim, as mulheres são as mais afetadas pela depressão e outros doenças em específico, por isso criei um artigo especial para as mulheres, sobre os benefícios da caminhada para o corpo feminino.

A caminhada ajudará você a dar uma pausa incrível nos seus pensamentos excessivos e assim aliviar os sintomas da ansiedade.

3. Melhorar a memória

Outro ponto positivo dos benefícios de caminhar todos os dias é que a prática de exercícios ajuda a aumentar o hipocampo, que é área utilizada por nossa memória.

Uma caminhada de 30 minutos ou mais já começa a apresentar ótimos benefícios para a memória.

Hoje em dia, temos muita informação para processar e é natural esquecermos de alguma coisa.

Porém, quando envelhecemos, o esquecimento aumenta e somada a quantidade de informação disponível no mundo hoje, podemos entrar em colapso.

Caminhar todos os dias trará muitos benefícios para sua memória, ajudando você a ter mais confiança em recordar dos assuntos.

4. Emagrecer e perder barriga

Muitas pessoas se questionam se a caminhada ajuda a emagrecer.

A resposta é sim. E emagrecer caminhando não é um bicho de 7 cabeças.

Fazer caminhada emagrece e perde barriga, e os benefícios da caminhada, são muitos outros, além do emagrecimento.

Benefícios da caminhada para emagrecer
Caminhada emagrece e perde barriga: caminhe em um bom ritmo, pelo menos de 30 a 45 minutos por dia e usufrua dos benefícios da caminhada.

Aqui está um dos benefícios mais óbvios da caminhada, mas você tem que ficar atento há algo, pois existem pessoas que reclamam de não conseguirem perder peso caminhando.

E esses é um dos motivos do questionamento que mencionei: caminhada ajuda a emagrecer?

Isso é assunto para um outro artigo que quero abordar aqui no blog, sobre a resposta que a caminhada emagrece mito ou verdade? Esse assunto será muito bom.

Enfim: caminhe, pois a maioria das pessoas perdem sim peso.

Não custa nada lembrar você de que a caminhada diária ajudará você a perder peso, basta você treinar e se alimentar corretamente.

Você conhece alguém que já perdeu peso, ficou fitness só caminhando?

E você disse: sim, fazer caminhada emagrece mesmo de verdade!

Dica: a caminhada perde barriga (ajuda) quando executada em um bom ritmo, pelo menos de 30 a 45 minutos por dia.

Logo você começará a perder algumas roupas! Sim, você vai emagrecer.

Comece hoje a fazer caminhada para emagrecer.

Se você começar a caminhar e não ver resultados, é necessário analisar diversos fatores, como: alimentação, intensidade do exercício, se há alguma doença que está impedindo o emagrecimento, entre outros itens.

Gostaria de perder peso rápido? Escrevi aqui no blog o artigo os benefícios do polichinelo, faça uma leitura e entenda porque o polichinelo emagrece rápido, queimando muitas calorias.

Caminhar na esteira emagrece?

Caminhar na esteira é bom.

Segue a mesma linha da caminhada ao ar livre, andar a pé na esteira em relação ao emagrecimento.

Há pessoa que não terão sucesso, por causa de diversos fatores, como intensidade, idade, sexo, etc.

Mas, como eu sempre falei, se você é sedentário, comece a se mover, mesmo que você não emagreça com 30 minutos de caminhada na esteira.

Aos poucos aumente a intensidade, o tempo de duração da caminhada de 30 minutos para 40 minutos, por exemplo.

Logo mais chegue a 1 hora de caminhada na esteira.

Caminhe na esteira e incline um pouco a mesma.

Não fique na neura: esteira emagrece quantos quilos por semana? Fazer esteira emagrece quantos quilos? 40 minutos de esteira perde quantas calorias?

O segredo é: sair do sedentarismo, reeducação alimentar e ir aumentando aos poucos a intensidade da atividade física, e assim que possível complementar com outros exercícios.

Se seu objetivo é emagrecer e perder barriga na caminhando na esteira, evolua aos poucos e chegue na sua meta!

Simulador de caminhada emagrece?

O simulador de caminhada ajuda você a perder barriga e emagrecer sim.

Porém, não é na mesma proporção da caminhada ao ar livre.

Cada exercício tem a sua quantidade calórica média de queima, que também depende do seu histórico, idade, sexo, etc.

O ideal, assim como a caminhada normal que tem baixo gasto calórico, é combinar com outros exercícios e uma boa alimentação.

5. Controlar a diabete

Esse é um dos super benefícios da caminhada, esse é um dos motivos que ela é sempre indicada pelos médicos.

Fazer caminhada de forma regular, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Ao reduzir os níveis de açúcar no sangue, você se previne à resistência da insulina e as diabetes.

Com o simples ato de caminhar, você estará sendo muito efetivo no controle da diabete, uma das doenças que mais afeta as pessoas no Brasil e no mundo.

6. Combater a osteoporose

Já ouviu falar como a osteoporose nos ataca quando ficamos mais velhos?

Em relação às mulheres, a situação ainda é pior, pois é uma doença comum entre elas.

E combater a osteoporose é mais um dos benefícios da caminhada para o corpo feminino, tendo em vista que elas são os principais alvos da doença.

A caminhada traz benefícios muito valiosos para combater o problema dos ossos que afeta grande parte da população.

Uma caminhada de 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, será como uma mágica para prevenção da osteoporose e fortalecimento dos ossos do corpo.

Diversos estudos já comprovaram que a prática de atividade física, aumenta a massa óssea, dessa forma prevenindo e combatendo a osteoporose.

7. Reduzir o estresse

Um dos benefícios da caminhada é acalmar a mente.

Sim, a caminhada faz bem também para mente.

Se for em um ambiente aberto, melhor ainda. Caminhar ao ar livre, melhora os níveis de energia, aliviando dessa forma os efeitos do estresse.

Outro benefício da caminhada que combate o estresse, é que a caminhada libera o hormônio da endorfina, que é responsável pelo bem-estar. 

Dessa forma você se sente bem e mais relaxado.

8. Aumentar a imunidade

Uma caminhada diária durante 5 dias da semana, ajudará a impulsionar positivamente o seu sistema imunológico.

Benefícios da caminhada para imunidade baixa
Os benefícios da caminhada para a imunidade baixa é que a atividade física traz diversas vantagens positivas para o sistema imunológico, evitando assim ficar doente frequentemente.

Estudos já comprovaram que caminhar de forma regular, traz muitos benefícios ao sistema imunológico.

Caminhar regularmente, 5 vezes na semana, reduzirá o seu número de resfriados anuais. 

A caminhada é uma grande aliada em deixar sua imunidade em alta.

Caminhada faz bem para sua saúde.

Você notará com o passar dos meses, que você estará mais resistente a resfriados e gripes.

9. Fortalecer as pernas

Quer ter pernas com boa aparência, fortes e tonificadas?

Benefícios da caminhada para as pernas
Os benefícios da caminhada para as pernas são os músculos mais forte e tonificados.

Fazer caminhada fortalecerá as suas pernas e as deixarão tonificadas.

A caminhada engrossa as pernas, porém pode ficar tranquilo(a), que suas pernas não ficarão musculosas ao extremo.

A medida que vamos envelhecendo, nosso corpo vai perdendo o tônus muscular e as pernas é uma das regiões afetadas, e super visíveis.

Aqui vai minha dica bônus para você:

Quer uma perna mais torneada caminhando?

Para tonificar ainda mais as pernas durante a caminhada, procure fazer caminhadas nas subidas. Você vai se surpreender com o resultado!

Caminhadas em subida, literalmente turbina os benefícios.

Fazer caminhada emagrece e ainda faz você tonificar as pernas.

E as mulheres em sua grande maioria, preferem “menos músculos” e esse é um benefício da caminhada para o corpo feminino, tonificar na medida certa.

10. Melhorar os níveis de colesterol

Outra vantagem entre os benefícios da caminhada é que ela ajuda a combater e diminuir o chamado colesterol “ruim” do seu corpo, assim evitando diversas doenças.

Você já ouviu falar do colesterol “bom”? Sim, ele existe.

O colesterol “bom” é conhecido como HDL, e é responsável em transportar o colesterol prejudicial ao nosso corpo para o fígado, onde o mesmo é decomposto e literalmente expulso do nosso organismo.

A caminhada ajuda a emagrecer e aumentar em nosso corpo o HDL, como eu disse, o colesterol “bom”.

Com isso, a caminhada contribui para o equilíbrio do nível de colesterol no sangue.

Até aqui você conferiu as 10 vantagens da caminhada!

Abaixo você pode ver um infográfico do resumo. Compartilhe!

Depois do infográfico você conhecerá mais 10, totalizando 20 benefícios da caminhada e com direito também a infográfico do Top 20!

Infográfico os 10 Benefícios da Caminhada

10 Benefícios da Caminhada
10 Benefícios da Caminhada: Prevenção de Doenças Cardiovasculares, Controle da Diabete, Colesterol, Redução do Estresse, etc.
<a href="https://leandrotadeu.com.br/beneficios-da-caminhada/" title="10 Benefícios da Caminhada"><img src="https://leandrotadeu.com.br/wp-content/uploads/2020/05/10-Benef%C3%ADcios-da-Caminhada.jpg" width="100%" style="max-width: 850px;" alt="10 Benefícios da Caminhada"></a><br>Por <a href="https://leandrotadeu.com.br/" target="_blank">Leandro Tadeu</a>

11. Fortalecer os músculos

Se você acha que somente academia define seus músculos está totalmente enganado.

Um exercício simples que é a caminhada traz enormes benefícios para sua musculatura.

Se você ainda se pergunta quais os benefícios da caminhada, já pode notar que são dezenas como você está conferindo.

Quando você caminha, o seu pé tem contato com o solo o tempo todo e isso gera uma contração também na perna, trabalhando os músculos.

As pernas tonificadas é um dos grandes benefícios da caminhada.

E os benefícios da caminhada em relação aos músculos trabalhados não estão somente ligados aos pés e pernas.

Além dos pés e pernas, os músculos trabalhados e tonificados na caminhada são os glúteos, abdômen, panturrilha e as costas.

Gostou da notícia né?

As mulheres adoram trabalhar esses músculos e por isso esse é um dos benefícios da caminhada para o corpo feminino.

12. Melhorar a criatividade

Como melhorar a criatividade? É só caminhar!

Você sabia que quando você se move durante a caminhada você estimula a criatividade?

Benefícios da caminhada para melhorar a criatividade
Os benefícios da caminhada para melhorar a criatividade são incríveis: estudos comprovam que há aumento de 60% na produção criativa de quem caminha.

É o que diz a Universidade de Stanford que você pode conferir na matéria “Estudo de Stanford descobre que caminhar melhora a criatividade“.

Os pesquisadores de Stanford descobriram que caminhar aumenta a inspiração criativa. Eles examinaram os níveis de criatividade das pessoas enquanto caminhavam versus enquanto estavam sentados. A produção criativa de uma pessoa aumentou em média 60% ao caminhar.

Steve Jobs (Apple) costumava realizar diversas reuniões caminhando e ele assim, conseguia extrair um dos grandes benefícios da caminhada: melhorar a criatividade.

E por que um dos benefícios da caminhada é melhorar a criatividade?

Exercícios leves e a caminhada estimulam a conectividade neural e a plasticidade no hipocampo do cérebro.

13. Melhorar a digestão

Quando você começa a praticar a caminhada todos os dias, você perceberá que outras áreas da sua vida também passarão a ter um trabalho regular na sua vida.

Assim como em outros exercícios a caminhada provoca movimentos intestinais regulares e isso é ótimo para você.

Os movimentos intestinais regulares da caminhada acelera o processo de digestão, o que provoca a remoção de forma regular de resíduos do corpo.

Um dos grandes problemas de quem é sedentário, é ficar muito tempo sem atividade física ou muitas vezes não fazer nenhum tipo de exercício, o que pode levar a problemas como a prisão de ventre.

Se livre de medicamentos de prisão de ventre e outros, comece a caminhar ainda hoje e obtenha uma regularidade às idas ao banheiro.

Isso será ótimo!

14. Prevenir o envelhecimento precoce

Você sabe que a idade chega para todos.

Quer um ótimo “remédio” para prevenir o envelhecimento precoce?

Quer se tornar mais jovem? Não, não quero te vender uma cápsula milagrosa (rs).

Benefícios da caminhada para prevenir o envelhecimento precoce
Os benefícios da caminhada para prevenir o envelhecimento precoce são imensos, tanto para mais jovens quanto para idosos.

Coloque um par de tênis nos pés e saia para caminhar.

E usufrua dos benefícios da caminhada para seu corpo.

30 minutos diários de caminhada emagrece e são capazes de impedir o envelhecimento precoce das células.

Sabe aquela sua amiga ou amigo que parece que não envelhece e você têm a mesma idade que ele, ou ela? Então, você também pode melhorar sua aparência, saúde e autoestima!

Quem é sedentário, além da aparência mais velha e dos problemas de saúde, acaba perdendo muito fácil o equilíbrio e agilidade.

A perda de equilíbrio e agilidade acaba levando facilmente a atrofias no corpo, e inevitáveis quedas que podem levar quebra de ossos e outros problemas piores.

15. Estimular a produção de vitamina D

A caminhada diária ao ar livre ajudará você a produzir vitamina D de forma natural, tendo em vista a exposição ao sol, uma ótima fonte de vitamina D.

Uma caminhada de 30 minutos diários, elevará o seu humor, pois a vitamina D, segundo pesquisadores, é excelente nutriente para deixar as pessoas com um ótimo humor.

Pesquisadores ainda associam a deficiência de vitamina D no corpo, à depressão e outras doenças crônicas, como a diabete, pressão alta e doenças autoimunes.

Aqui vale outro destaque para as mulheres, lembra que citei que a caminhada combate a osteoporose?

Com a vitamina D, temos mais um dos benefícios da caminhada para o corpo feminino, tendo em vista que elas são os principais alvos da osteoporose.

A vitamina D ajuda o corpo na absorção do cálcio consumido, mantendo de forma equilibrada a quantidade do mineral que o corpo necessita.

16. Prevenir o câncer

Existem diversos tipos de câncer e também diversas maneiras de preveni-lo.

Veja o que diz o estudo da revista “Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention em 2013” realizado com mais de 73.000 mulheres no período de pós-menopausa:

Mulheres que caminharam mais de 7 horas semanais, em comparação àquelas que são sedentárias ou caminham no máximo 3 horas por semana, reduziram para 14% o risco de contrair câncer de mama.

Sensacional, não é verdade?

O estudo pode ser conferido no artigo “Atividade física e sedentarismo em relação ao risco de câncer de mama na pós-menopausa”.

Como você pode notar, os benefícios da caminhada para o corpo feminino são enormes e dos mais variados!

Outros estudos já comprovaram, que a caminhada previne outros tipos de câncer.

17. Melhorar a respiração

Exercícios geralmente contribuem na melhora da capacidade respiratória, pois a caminhada beneficia o pulmão.

Benefícios da caminhada para o pulmão
Um dos benefícios da caminhada para o pulmão é a melhora da respiração.

Um dos benefícios da caminhada em relação à respiração é que ela não vai deixar você literalmente “bufando”, rs.

Estudos já revelaram durante anos que a caminhada ajuda pessoas que tem problemas respiratórios a ficarem literalmente longe dos hospitais.

Mesmo que você não tenha nenhuma doença respiratória, melhorar a capacidade pulmonar é muito importante, principalmente durante épocas de pandemias relacionadas a doenças respiratórias.

Não sei em que época você está lendo este artigo, mas um exemplo é a pandemia do coronavírus, que um dos sintomas é a falta de uma respiração satisfatória.

Falando em nisso, fiz uma matéria interessante sobre “Pode fazer caminhada na quarentena?”.

18. Melhorar o sono

Os distúrbios do sono são reduzidos pela caminhada diária.

Você sabia que pessoas que praticam exercícios físicos diariamente tendem a ter menos problemas como a insônia?

Benefícios da caminhada para a insônia
Os benefícios da caminhada para o combate insônia são que os distúrbios do sono são aliviados e pode-se ter uma melhor noite de sono.

Caminhar diariamente permite uma transição tranquila entre as diferentes fases do sono durante à noite, proporcionando uma noite de sono tranquila.

Se você sofre de insônia, tem um alto nível de ansiedade para dormir, após o início da prática da caminhada, você perceberá a melhora da qualidade do seu sono.

Com a caminhada você “pega” mais rápido no sono e também consegue manter o sono por muito mais tempo.

Sendo esse um dos benefícios da caminhada para quem tem insônia.

19. Reduzir as chances de demência e Alzheimer

Outro grande benefício da caminhada é a melhora o funcionamento do cérebro.

Com a melhora do funcionamento do cérebro, o oxigênio circulará melhor pelo corpo e consequentemente também chegará uma maior quantidade no cérebro.

Ao contrário, o sedentarismo diminui o funcionamento cerebral, pela falta de oxigênio o que pode levar a casos de demência e a doença de Alzheimer.

A caminhada oxigena o cérebro, aumentando o tamanho do hipocampo, evitando assim doenças como o Alzheimer e a hipótese de demência.

20. Melhorar a circulação sanguínea

Sabe qual é o exercício mais indicado por médicos?

Sim, a caminhada.

Andar emagrece e proporciona muitos benefícios.

O simples ato de caminhar melhora a circulação sanguínea, o que por si só, beneficia o restante do corpo.

A melhora na circulação sanguínea, ajuda a reduzir a pressão arterial, pois durante a caminhada, o fluxo de sangue aumenta, o que provoca a expansão dos vasos sanguíneos

O ato de caminhar melhora o fluxo sanguíneo e a circulação em todas as partes do corpo. 

Como o fluxo sanguíneo aumenta, até as partes mais periféricas do corpo, como pernas e braços, passam a ficar bem oxigenadas.

Infográfico os 20 Benefícios da Caminhada

20 Benefícios da Caminhada
20 benefícios da caminhada todos os dias. Caminhar é uma atividade física excelente. A caminha emagrece e, além disso, faz bem para o coração, ossos, memória, cérebro, sono entre outros benefícios.
<a href="https://leandrotadeu.com.br/beneficios-da-caminhada/" title="20 Benefícios da Caminhada"><img src="https://leandrotadeu.com.br/wp-content/uploads/2020/05/20-benefícios-da-caminhada.png" width="100%" style="max-width: 850px;" alt="20 Benefícios da Caminhada"></a><br>Provided by <a href="https://leandrotadeu.com.br/" target="_blank">Leandro Tadeu</a>

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Dicas de caminhada para iniciantes

Se você seguiu orientações médicas para fazer um exercício físico e a sua opção foi a caminhada.

Ou se você ainda resolveu por outros motivos, iniciar uma atividade física e escolheu a caminhada, vou te dar umas regras básicas ou melhor, dicas de caminhada para iniciantes.

Comece com caminhadas curtas, de 15 a 20 minutos para acostumar o corpo;

  • Consulte seu médico antes de iniciar qualquer prática esportiva;
  • Depois evolua para caminhadas de 30 minutos (meia hora), elas começam realmente a fazer os efeitos desejados;
  • Acordar e caminhar de manhã, evita você postergar o exercício e acabar não caminhando mais tarde;
  • Escolha um bom tênis de caminhada;
  • Convide amigas ou amigos para caminhar junto, será um motivador;
  • Caminhar todos os dias faz mal, você vai força muito seu corpo;
  • Não desista, os benefícios da caminhada são imensos.

Tem alguma dúvida, deixe nos comentários.

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Assim, sei que estou fazendo um bom trabalho, pois a minha proposta de vida é ajudar as pessoas a terem uma boa saúde.

One comment

  1. Leandro Tadeu, os benefícios da caminhada são incríveis, muitos deles eu não sabia ao certo como eram eficazes, parabéns, obrigada por me incentivar as atividades físicas. 🤗

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