10 Benefícios da Caminhada para o Corpo Feminino

Todos sabem que caminhar à pé faz bem para saúde, porém você sabe quais os benefícios da caminhada para o corpo feminino em específico?

Recentemente, escrevi um artigo sobre os 20 benefícios da caminhada, porém existe uma diferença grande entre o corpo feminino e masculino.

Índice do conteúdo:

Quais são os benefícios da caminhada para mulheres?

Agora por que os benefícios para mulheres são diferenciados dos homens? 

Ao longo da lista de benefícios que apresentarei, você notará que enfermidades, queima de calorias, músculos, estrutura óssea da mulher, entre outros itens são diferentes ou quando iguais, atingem mais ou menos as mulheres.

Quem envelhece mais rápido, o homem ou a mulher?

Você sabia que a partir dos 25 anos, o corpo feminino já começa a diminuir a produção de colágeno no corpo? E isso pode acelerar o envelhecimento?

Você sabia que as mulheres sofrem mais depressão do que os homens?

Enfim, esses são apenas dois exemplos.

10 Benefícios da Caminhada para o Corpo Feminino
Os Benefícios da Caminhada para o Corpo Feminino são imensos: listamos 10 para você.

Continue lendo, você entrará 10 benefícios da caminhada para o corpo feminino.

No final, ainda vou te dar um presente, um bônus que você vai conseguir sintetizar todas as vantagens e ainda vai ficar com vontade de compartilhar com suas amigas.

Quais os Benefícios da Caminhada para o Corpo Feminino

A caminhada é um exercício simples e sem equipamentos que traz muitas vantagens para sua saúde.

Principalmente para o corpo da mulher.

Perda de peso, envelhecimento, aceleração do metabolismo, câncer de mama entre outros tópicos, num total de 10 serão tratados aqui.

Fique aqui comigo!

E conheça os benefícios de andar à pé para você sobre esse exercício que você pode fazer em qualquer lugar, até dentro de casa, você consegue caminhar.

1. Prevenir Envelhecimento Precoce das Mulheres

Você já chegou ou passou dos 30 anos?

A partir dos 30 anos, a pele do rosto já não é tão viçosa como antes, porém é a partir dessa idade que se percebe os primeiros sinais de envelhecimento precoce, que varia de pessoa para pessoa.

E como a caminhada pode nos beneficiar no combate ao envelhecimento precoce?

Acalma-se pequena “gafanhota”.

O seu estilo de vida é que causa o envelhecimento precoce, talvez já a partir dos 30 anos.

Na mulher isso pode-se agravar ainda mais, tendo em vista que muitas vezes até antes dos 30 anos muitas mulheres já perderam a capacidade de produção de fibra de colágeno, provocando ressecamento e rugas na pele do rosto.

Alguns estudos já apontam a diminuição da produção de colágeno nas mulheres já aos 25 anos de idade.

Outros ingredientes fatais no envelhecimento precoce, são estresse e poluição.

Fazer esportes de baixa ou moderada intensidade, como a caminhada é um dos caminhos para evitar o envelhecimento precoce.

A caminhada, como já citei neste blog, traz diversas vantagens para saúde, ou seja, há vários benefícios da caminhada para o corpo feminino que tende a envelhecer de forma mais acelerada do que o masculino.

30 minutos diários de caminhada emagrece e são capazes de impedir o envelhecimento precoce das células.

Com a caminhada será possível acelerar o metabolismo, a renovação celular e a oxigenação do sangue, que permitirá frear o envelhecimento precoce.

Benefícios da caminhada para prevenir o envelhecimento precoce
Os benefícios da caminhada para o corpo feminino: prevenir o envelhecimento precoce é um dos grandes benefícios de andar à pé para as mulheres.

Além de se manter ativamente fisicamente, é necessário fazer reposição do colágeno, ter uma alimentação saudável, eliminar cigarro e álcool, limpar a pele de forma constante e utilizar-se de cremes indicados por dermatologistas.

Com todos esses cuidados, com certeza você sempre parecerá mais jovem. 

Caminhe! Você somente terá benefícios.

2. Combater a Depressão

Você sabia que 5% das mulheres sofrem de depressão?

Entre as idades de 14 e 25 anos, as mulheres têm a probabilidade duplicada em ter depressão em relação aos homens.

Segundo a OMS, 322 milhões de pessoas no mundo estão sofrendo de depressão.

A depressão não deve ser tratada somente com remédios, que são drogas oficializadas e sim também, com atividade física, como a caminhada.

Alguns fatores de riscos, estão associados com o desenvolvimento da depressão na mulher. São eles:

  • Estresse;
  • Alterações hormonais;
  • Genética;
  • Efeitos de medicamentos;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Pós-parto;

Veja os sintomas que aparecem:

  • Variações de humor;
  • Alterações de apetite;
  • Problemas para dormir;
  • Baixa autoestima;
  • Tristeza permanente;
  • Pensamentos negativos.

Segundo artigo publicado pela Associação de Ansiedade e Depressão da América, exercícios de forma regular como a caminhada ou ainda mais vigorosos, podem se tornar 25% menos propensos desenvolver depressão ou transtorno de ansiedade nos próximos cinco anos.

O Brasil é um dos países que entrou no combate a depressão por meio do esporte, com o lançamento da Academia da Saúde, pelo então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em 2011, durante o governo Dilma, que pode ser conferido na matéria “Estudo afirma que uma simples caminhada ajuda a combater a depressão”.

Detalhes do programa pode ser conferido na página da Academia da Saúde.

Os benefícios da caminhada para o corpo feminino mais uma vez se destaca, pois é um simples exercício que pode combater a depressão, que é mais comum nas mulheres.

A caminhada possui diversos benefícios que combate direto os sintomas da depressão.

3. Combater a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Você sabia que a síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem endócrina heterogênea que atinge de 5 a 10% nas mulheres em idade reprodutiva?

Tem vários fatores que caracterizam a doença, como a menstruação irregular, falta de ovulação, obesidade, etc.

Se não for tratada, pode causar uma síndrome metabólica, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, aparecimento de diabetes e derrame cerebral.

E onde entra a caminhada?

Conforme o estudo “Modificações do estilo de vida na síndrome dos ovários policísticos: papel do exercício físico e importância da abordagem multidisciplinar”.

A prática regular de exercícios físicos, como a caminhada, tem demonstrado importância terapêutica relevante no combate a síndrome dos ovários policísticos nas mulheres.

Aqui está mais um dos benefícios a caminhada para o corpo feminino, combatendo uma doença específica das mulheres.

A caminhada deve ser feita de forma regular, por isso, não deixe de praticar essa simples, mas importante atividade física para mulheres.

4. Aumentar Densidade Óssea (combate a osteoporose)

Fortalecer os ossos deveria ser uma preocupação de todos e principalmente as mulheres.

E vou dizer porque as pessoas do sexo feminino devem se preocupar ainda mais.

A osteoporose é uma doença metabólica que afeta o corpo de forma sistêmica, atingindo todos os ossos.

Lembramos que a perda densidade óssea ocorre de forma natural, a partir dos 35 anos, onde se começa se acentuar a perda óssea, sendo que na mulher a perda é muito maior do que nos homens.

A caminhada proporciona o aumento da massa óssea

Por isso, a necessidade de se frear o avanço da perda óssea o quanto antes e não esperar os 35 anos para tomar providências, tendo em vista que nessa idade é quando se acentua, porém a perda pode ocorrer antes dessa idade.

Evitar e combater a osteoporose, ou seja, para esquivar-se ou diminuir a perda óssea é inevitável largar de vez o sedentarismo.

Um dos benefícios da caminhada para o corpo feminino, quando estamos falando em fortalecer os ossos é que ela uma atividade física de baixo impacto e proporciona o aumento da massa óssea.

5. Reduzir o Risco de Câncer de Mama

Diversos estudos publicados, relatam que exercícios físicos podem prevenir diversos tipos de doenças e entre elas o câncer de mama.

Um estudo recente publicado pela American Cancer Society, revela que uma caminhada rápida de 20 minutos, pode reduzir em um quinto o risco de sete tipos de câncer.

Você viu que notícia importante?

No estudo, é sugerido que apenas duas horas e meia de exercícios moderado por semana já diminui e muito a chance contrair sete tipos de câncer.

Duas horas e meia de atividade física, diminuiu em 18% a chance de contrair câncer de fígado.

Quando a atividade física, como a caminhada é de cinco horas por semana, o risco é reduzido para 27%.

Em relação ao câncer de mama que aflige diversas mulheres pelo mundo, estudo indica que é reduzido em 6% o risco de contrair a doença quando se pratica duas horas e meia de exercícios moderados.

Quando se pratica cinco horas semanais, o risco cai para 10%.

Esse é um entre muito benefícios da caminhada para o corpo feminino, então ande a pé e tenha uma vida saudável e longa.

Como pode-se notar, você não precisa correr uma maratona para diminuir os riscos de um câncer da mama, aproveite os benefícios da caminhada!

6. Fortalecer os Músculos

Os homens naturalmente possuem mais músculos do que as mulheres, além disso eles são mais longos quando comparados ao sexo feminino.

E aqui surge mais um dos ótimos benefícios da caminhada para o corpo feminino.

Conforme a idade vai passando, homens quanto mulheres perdem massa muscular.

A perda de massa muscular varia de pessoa para pessoa, pois existem vários fatores que determinam a quantidade e perda de massa.

A perda de massa muscular se agrava ainda mais nos casos das mulheres, antes mesmo da menopausa, fase da vida que há uma grande variação hormonal, afetando memória, ossos, massa muscular, queda de cabelo entre outros fatores.

Entre os 40 e 50 anos, se você praticar exercícios físicos perderá em torno de 1 a 2% da massa muscular, mas se você não praticar atividade física a perda de massa se acentuará muito mais.

Aos 50 anos, a taxa de perda anual de massa muscular passa para até 3%.

Você não deve fazer parte da estatística, você deve combater aquilo que atinge milhões de pessoas: a fraqueza muscular e perda de energia gradual.

Um dos benefícios da caminhada para o corpo feminino é que andar a pé, permitirá aumentar a sua energia, ficar mais disposta e ganhar força, com uma melhor musculatura.

Lembre-se também de ingerir alimentos “amigos” dos músculos, que contenham vitamina D, que contribuirá para deixar seus músculos em dia.

Uma caminhada ao ar livre com sol, também ajudará você repor um pouco da vitamina D necessária para seus músculos.

Bônus: faça caminhada também em subidas, ela traz um estímulo maior para o seu corpo, fortalecendo ainda mais a musculatura.

7. Controlar Peso

As mulheres geralmente têm maiores problemas do que os homens no controle do peso.

Já ouviu falar do efeito sanfona nas mulheres?

O efeito sanfona acontece quando a mulher emagrece, porém logo em seguida ganha peso novamente, ou seja, emagrece e engorda de forma cíclica.

Benefícios da caminhada para emagrecer
Benefícios da caminhada para o corpo feminino: caminhe em um bom ritmo, pelo menos de 30 a 45 minutos por dia e usufrua dos benefícios da caminhada para a mulher.

Um dos grandes problemas não é apenas a questão de ganhar pesos extra: e sentir “mais gordinha” traz para as mulheres grandes malefícios para saúde física e mental.

É nesse ponto que caminhada é benéfica para o corpo e mentalidade feminina.

A manutenção e até perda de peso é um dos grande benefícios da caminhada para o corpo feminino, pois dessa forma evita o famoso efeito sanfona das mulheres.

Para evitar a ação do efeito sanfona, combine exercícios físicos, como a caminhada, juntamente com uma alimentação saudável.

Para queimar muitas calorias, aplique a intensidade certa na caminhada, que sua frequência cardíaca aumenta e você queimará muitas calorias.

8. Reduzir os Riscos da Esclerose Múltipla

Esclerose múltipla é uma doença crônica que atinge o sistema nervoso central do paciente.

É uma doença que atinge tanto homens quanto mulheres, mas são as mulheres que mais sofrem com essa doença, por isso você deve tomar muito cuidado.

Esclerose múltipla: a patologia costuma a manifestar os primeiros sintomas entre os 20 e 50 anos de idade.

Você vai entender o benefício da caminhada, uma atividade física que ajudará no combate e em evitar mais complicações da esclerose múltipla no futuro.

A atividade física como a caminhada tem benefícios dos mais variados na saúde no geral, mas também pode auxiliar e muito em aliviar os sintomas da doença.

Caso a pessoa já tenha a doença, o ideal é consultar um médico para que o mesmo oriente baseada no avanço da doença e em outros itens, qual exercício praticar, pois trata-se de uma doença muito “individualizada”.

Estudos relatam que obesidade, principalmente quando mais jovem, dobra o risco do indivíduo desenvolver esclerose múltipla.

Nesse ponto, é apresentado novamente um dos benefícios da caminhada para o corpo feminino, tendo em vista que as mulheres são mais suscetíveis a contrair a esclerose múltipla.

Sendo que a atividade física como a caminhada, ajudará a manter o peso ou emagrecer, evitando assim um dos grandes riscos que leva o desenvolvimento da esclerose múltipla, que é a obesidade.

9. Acelerar o Metabolismo

As mulheres possuem uma maior dificuldade em emagrecer quando comparado aos homens.

Você sabe porquê?

O homem por possuir um corpo maior e mais musculoso, consegue queimar com maior velocidade a gordura.

Para melhorar a velocidade do emagrecimento a mulher tem que principalmente acelerar o metabolismo.

Você deve deve estar se perguntando, como acelerar o metabolismo?

As mulheres concentram mais “gordura” localizada nos quadris, nádegas e culote.

E agora você vai entender os benefícios da caminhada para o corpo feminino em relação ao aceleramento do metabolismo.

O metabolismo feminino começa a desacelerar muitas vezes já aos 25 anos e tende a se acentuar mais, conforme a idade avança.

Você viu como o problema de metabolismo nas mulheres começa cedo?

Se você já tem mais de 25 anos, tente se lembrar como era seu corpo com vinte e poucos anos e compare com o atual.

Não se desespere, você pode começar a tentar reverter a situação ou ao menos manter o corpo atual com uma caminhada para depois avançar para outros exercício físico.

Aqui temos mais uma dos benefícios da caminhada para o corpo feminino, pois como outras atividades físicas, a caminhada ajudará você mulher a acelerar o metabolismo.

Não existe um número exato, mas profissionais da saúde, indicam que a prática de exercícios físicos é responsável por 50% “da saga” de ativar o metabolismo.

Caso você seja iniciante em atividades físicas, e queira acelerar metabolismo com caminhada e outros exercícios, confira a matéria que criei sobre os Benefícios do Polichinelo.

O polichinelo é capaz de acelerar ainda mais o seu metabolismo e pode ser feito em casa, com um espaço mínimo e sem equipamentos.

Não esqueça também, de adequar sua alimentação para acelerar o metabolismo e perder peso mais rápido.

10. Combater a Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

A lesão por esforço repetitivo, mais conhecida como LER, é uma lesão causada por movimento repetitivos, como digitação, má postura, trabalho muscular estático, entre outros fatores.

Você sabia que 85% dos pacientes são mulheres na faixa etária dos 20 aos 40 anos?

Sim, as mulheres como você, são as que mais sofrem lesões do tipo músculo esqueléticas.

Você já teve formigamento, insensibilidade, dormência ou falta de força para segurar qualquer objeto?

Esses são os sintomas da lesão por esforço repetitivo, a LER.

E onde entra a caminhada?

Quais são os benefícios da caminhada para o corpo feminino em relação a L.E.R.

Os médicos geralmente receitam anti-inflamatórios para tratamento e indica fisioterapeuta e acupunturista para tratamento da LER.

Especialistas indicam a caminhada, pois ela tem a vantagem de ser uma atividade leve, porém que estimula a liberação de endorfina, que alivia a dor e também relaxa o corpo.

Infográfico da lista dos benefícios da caminhada para o corpo feminino

Você percebeu que a caminhada tem diversas vantagens para as mulheres!

E quanta diferença ela faz na sua vida.

Bora recapitular tudo o que foi comentado aqui, sobre os benefícios da caminhada para o corpo feminino.

Ah, continue lendo, depois do infográfico ainda tenho dicas de caminhadas para mulheres iniciantes e exercícios em casa alternativos a caminhada.

Que tal começar a caminhar hoje mesmo?

10 Benefícios da Caminhada para o Corpo Feminino
10 Benefícios da Caminhada para o Corpo Feminino em Infográfico

Você tem um blog ou site e gostaria de compartilhar o infográfico dos benefícios da caminhada para o corpo feminino?

Não me importo que compartilhe, minha missão é fazer com que essa informação chegue a mais mulheres.

O meu propósito de vida é ajudar as pessoas a terem qualidade de vida : )

Copie e cole o código abaixo:

<a href="https://leandrotadeu.com.br/beneficios-caminhada-corpo-feminino/" title="10 Benefícios da Caminhada para o Corpo Feminino"><img src="https://leandrotadeu.com.br/wp-content/uploads/2020/06/beneficios-da-caminhada-para-o-corpo-feminino-683x1024.jpeg" width="100%" style="max-width: 850px;" alt="10 Benefícios da Caminhada para o Corpo Feminino"></a><br>Por <a href="https://leandrotadeu.com.br/" target="_blank">Leandro Tadeu</a>

Compartilhe a imagem e essa postagem com suas amigas, os benefícios desse super exercício que é a caminhada.

  • Prevenir Envelhecimento Precoce das Mulheres
  • Combater a Depressão
  • Combater a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
  • Aumentar Densidade Óssea (combate a osteoporose)
  • Reduzir o Risco de Câncer de Mama
  • Fortalecer os Músculos
  • Controlar Peso
  • Reduzir os Riscos da Esclerose Múltipla
  • Acelerar o Metabolismo
  • Combater a Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Exercícios em casa: complemento ou alternativa à caminhada

Você pode incrementar sua atividade física de caminhada com outros exercícios em casa.

Leia esse artigo que eu escrevi aqui no blog sobre os Benefícios do Polichinelo.

Você vai se surpreender como um exercícios simples, assim como é a caminhada faz uma diferença incrível na vida.

Se você somar as vantagens de fazer polichinelos com os benefícios da caminhada para o corpo feminino, com certeza você ficará espantada!

Eu coloquei até um vídeo de exemplo, para você acompanhar e fazer no artigo mencionado acima.

Se você pretende caminhar e o dia está chuvoso, experimente fazer exercícios em casa.

Você mantém a forma, mesmo quando o tempo está chuvoso e frio lá fora.

Percebeu que eu não deixo você dar desculpas : )

Enfim, você pode substituir a caminhada alguns dias, assim como também pode complementar a caminhada com outros exercícios.

Além do artigo sobre o polichinelo e seus benefícios, olhe esse vídeo abaixo até o final.

Veja como é fácil se exercitar também em casa.

Esses são exercícios de baixo impacto para seus joelhos, assim como a caminhada que é de baixo impacto também:

Dicas de caminhada para mulheres iniciantes

Se você seguiu orientações médicas para fazer um exercício físico e a sua opção foi a caminhada.

Ou se você ainda resolveu por outros motivos, iniciar uma atividade física e escolheu a caminhada, vou te contar abaixo algumas dicas de caminhada para mulheres iniciantes.

Acostume seu corpo com as caminhadas.

Inicie com caminhadas curtas, de 15 a 20 minutos, principalmente se você tem um histórico de sedentarismo.

  • Consulte seu médico antes de iniciar qualquer prática esportiva;
  • Depois evolua para caminhadas de 30 minutos, elas começam realmente a fazer os efeitos desejados;
  • Escolha um bom tênis de caminhada;
  • Convide amigas ou amigos para caminhar junto, será um motivador;
  • Não desista, os benefícios da caminhada são imensos;
  • Não caminhe por lugares desertos e perigosos.

Surgiu alguma dúvida?

Deixe nos comentários!

Se você gostou deste artigo sobre os benefícios da caminhada para o corpo feminino? Achou útil, compartilhe com suas amigas.

Assim, sei que estou fazendo um bom trabalho, pois a minha proposta de vida é ajudar as pessoas a terem uma boa saúde.

Caminhada em casa é possível?

Como é que é?

Caminhada em casa é possível Leandro?

E se eu te falar que é sim possível?

Dia chuvoso? Você já fez outro tipo de exercício em casa ontem? E quer caminhar?

Caminhe de um cômodo até o outro, ou suba as escadas de casa ou do condomínio. Sim é possível caminhar em casa!

Você deve ter percebido que você não consegue me dizer que não tem como fazer exercícios hoje : )

Dicas para caminhar em casa

Escolha as melhores músicas e coloque para tocar em casa enquanto caminha para extrair ao máximo, os benefícios da caminhada para o corpo feminino.

No condomínio, na área de lazer ou nas escadas para incrementar a caminhada em casa.

Não recomendo, mas de vez em quando podemos fazer, caminhe e pegue o celular para responder mensagem.

Ligue para alguém em especial ou que você não conversa há muito tempo, fale com ela e caminhe ao mesmo tempo.

Tem mais alguma ideia?

Escreva nos comentários, que coloco aqui na postagem.

Você vai ficar famosa. (rs)

Agora que você conhece os benefícios da caminhada para o corpo feminino, faça uma boa ação:

Compartilhe esse artigo com sua amigas!

Bora caminhar e até a próxima!

One comment

  1. Sensacional, sempre gostei de caminhar e sabia como era benéfico para a saúde, mas fiquei realmente surpresa com tantas informações. Falar com alguém especial durante a caminhada é bom TB. Parabéns 🤗🙋 vou seguir suas orientações.

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